Vênus retrógrada em Leão e o resgate do que vem do coração
- Larissa Moggi
- 24 de jul. de 2023
- 3 min de leitura
Período que vai de 22 de julho a 3 de setembro pede revisão nos relacionamentos, amor-próprio, finanças e até mesmo talentos adormecidos

Somos diretamente afetados pelo “ter”. Crenças e filosofias à parte, todos nós temos que pagar contas e lidar com despesas para sobreviver. Valor e dinheiro são da alçada simbólica de Vênus, assim como o amor, as relações, os negócios, a arte e a beleza, nossos desejos, o equilíbrio e o bem-estar. Quantas questões familiares, não? É praticamente impossível negar o quanto somos penetrados pela força deste corpo celeste, de forma consciente ou não.
Vênus é regente de Touro (terra) e Libra (ar), e se exalta nos signos de Câncer (água) e Peixes (água). Encontramos aí três dos quatro elementos da natureza. De fora, está aquele que é responsável pelo nosso ímpeto de ação: o fogo. Com isso, podemos entender que o local onde temos Vênus no mapa representa os assuntos dos quais mais desejamos, mas que queremos naturalmente atraí-los sem que, para isso, sejam necessários grandes esforços. O que, claro, nem sempre é possível!
Onde temos Vênus no mapa não é o local onde vamos lutar com unhas e dentes. Entretanto, é onde mais vamos desejar!
É por isso que, nos assuntos representados pelo signo e área da vida onde temos Vênus, mais do que simplesmente querer, precisamos saber o que e como desejar.
Isso é tão potente quanto a ação. Afinal, um desejo consciente e bem direcionado com a força da alma pode trazer resultados muito mais eficazes do que ações regadas à força física e motivadas por tudo, menos pelas nossas reais necessidades. Não à toa, na união perfeita de Vênus está Marte. Com Vênus aprendemos a desejar. Com Marte, a lutar. É a junção consciente dessas duas forças que nos leva a conquistar não só o que desejamos, mas também aquilo que necessitamos para a nossa própria evolução.
Ainda que o elemento "fogo" não seja uma das moradas naturais de Vênus, no céu do momento é por ele que ela transita. Vênus está em Leão e, especialmente nesse ano, permanecerá neste signo mais do que o normal. Isso porque, após 1 ano e meio, Vênus volta a passar pelo movimento de retrogradação, período que vai de 22 de julho a 3 de setembro.
E o que, para nós, simboliza essa movimentação do planeta do amor?
Caso estejamos, no momento atual de nossas vidas, em lugares de passividade, apenas desejando que tudo chegue aos nossos pés sem esforços, dificilmente teremos nossas necessidades atendidas. Nem nossos valores consolidados. Com a Vênus em signo de fogo o convite é para ação, mas não uma qualquer. Afinal, Leão rege o coração. Com a Vênus neste signo, o caminho é na direção do que nos leva para lá.
Mas ela está retrógrada. Logo, toda essa movimentação vai passar, primeiro, por uma revisão. Revisão dos lugares nos quais estamos depositando nossos desejos e valores. Ainda que os assuntos representados por Vênus possam ficar mais delicados e conturbados durante a retrogradação, este não precisa ser um período ruim. De tempos em tempos, revisões são não só bem-vindas, como necessárias.
Leão nos fala de autoexpressão, autoconfiança, criatividade, do nosso desejo de brilhar e sermos verdadeiramente apreciados. Fala de paixão, dos assuntos do coração. Pode ser que estejamos em lugares onde até esteja o nosso coração, mas que, por inúmeras razões, "só estar ali" não está nos satisfazendo internamente. Isso pode acontecer tanto nos relacionamentos amorosos, quanto nos familiares, de amizade, no trabalho, etc. Assim, a retrogradação de Vênus em Leão pode nos conduzir a importantes períodos de reavaliação:
da forma com a qual nos expressamos;
da forma como amamos e somos amados;
de valores e dinheiro (estamos avaliando o valor das coisas de acordo com nossas verdadeiras necessidades, ou meramente com o prazer?);
de talentos (será que existe algo que amávamos fazer e éramos naturalmente bons, mas que fomos deixando de lado sem nem perceber? Se sim e se isso fala com seu coração, não poderia ter momento melhor para esse resgate!).
E, por fim…
Vamos revisar, num geral, a realidade à nossa volta: tudo aquilo que temos (Vênus) está condizente com a verdade dos nossos corações (Leão)? Que após as necessárias reflexões, revisões e ajustes desse período de retrogradação, nosso coração esteja imerso em um bastidor de paz e satisfação. Pois é deste cenário que precisamos para poder expressar exatamente quem somos em qualquer palco que a vida nos apresentar.
Comments