top of page

Sol em Virgem: é tempo de energia terrena

  • Larissa Moggi
  • 27 de ago. de 2022
  • 3 min de leitura

Período entre final de agosto a final de setembro (entre 23/8 a 23/9) ilumina a área da vida onde temos o signo de Virgem no Mapa Astral


Temporada de Virgem: é tempo de energia terrena.


Mais do que colocar os pés no chão, precisamos, antes e principalmente, observar o estado da terra por onde estamos caminhando.


Este é o cenário que chega agora para nós no final de agosto, com o início da temporada de Virgem, signo do elemento terra. Não a terra fixa de Touro, nem mesmo a terra palpável e focada de Capricórnio. Mas sim a terra que precisa ser constantemente transformada, cuidada, para que possa dar os frutos dos quais precisamos. Em Virgem, falamos da energia mutável.


Já parou para perceber que tudo na natureza está em movimento e transformação constante? Até mesmo a rocha mais firme não deixa de sofrer com as ações do tempo.


Assim somos nós.


Observar e entender o funcionamento da natureza é uma forma de entendermos nossa estrutura em todos os seus níveis, do físico ao espiritual.


Se por meio de nossas atitudes impensadas e impulsivas esgotamos os recursos da terra, somos colocados diante de uma crise em que medidas drásticas precisam ser tomadas para reverter o processo. A mesma crise acontece quando não respeitamos o ritmo e o ciclo perfeito da nossa natureza interior.


Não há colheitas fartas em períodos de seca. Plantar em terra árida é desperdiçar esforços. Querer agir quando nossos níveis de energia estão escassos é desrespeitar o funcionamento perfeito do nosso corpo, mente e espírito.


Para nos alinharmos ao nosso ritmo ideal precisamos conhecer a nossa própria natureza, nosso terreno interior.

Não há período melhor para isso do que a temporada virginiana.


O signo de Virgem


No Mapa Astral, Virgem rege a 6ª dentre as 12 casas, sendo o último signo da primeira metade do Zodíaco. Logo, Virgem marca uma passagem. Algo que termina a nível individual (6 primeiras casas do mapa) para que possa nascer em cenário social, coletivo (6 casas seguintes).


Por representar o estágio final do ciclo de desenvolvimento individual, Virgem nos fala de aprimoramento. Precisa ser altamente crítico e observador para que nossa experiência individual possa agregar ao mundo no qual estamos inseridos. Virgem sente que precisa participar de forma efetiva na engrenagem do mundo e sente-se bem fazendo isso.


Se na temporada de Leão somos convidados a entrar em contato com nossos talentos inatos, com o que faz vibrar nosso coração, agora em Virgem, signo seguinte, vamos buscar o melhor cenário para que eles sejam colocados no mundo.

Regido por Mercúrio, o planeta da mente, Virgem é altamente capaz de identificar as falhas para que possamos continuar a nos desenvolver e evoluir. Enquanto Gêmeos, também regido por Mercúrio, foca em obter informações variadas, Virgem irá buscar o que fazer com elas.


Utilidade e praticidade são suas marcas. Emprego, para Virgem, é empregar seus recursos a algo afim de torná-lo útil. Portanto, pode ter foco demasiado no trabalho. É um signo que navega com tranquilidade por situações difíceis pois sua mente observadora e analítica sabe que é capaz de encontrar não só qualquer solução para um problema, mas a melhor delas.


A mesma mente perspicaz precisa ser capaz também de observar sua própria natureza, para que tamanho foco nos detalhes não o impeça de enxergar o todo, limitando seu poder de realização.


Virgem aprende fazendo. Logo, repete suas ações quantas vezes necessário for em busca da perfeição. Enquanto não entende que esse é um estado utópico e que para cada um a perfeição será de um jeito, estará sujeito a exaurir rapidamente seus recursos, indo muito além de seus limites, e sua terra antes promissora torna-se escassa.


Virgem no Mapa Astral


Onde temos Virgem em nosso mapa temos uma capacidade enorme de viver as mutações da vida sem apego, de enxergar o palco ideal ao nosso aprimoramento, seja lá quais forem as circunstâncias.


Não há problemas em apontar os erros, pois para Virgem, são peças necessárias ao nosso desenvolvimento.

Por essa mesma razão, nessa área da vida estamos também sujeitos a uma exigência muitas vezes desmedida. Pegamos pesando com a gente mesmo e com os outros, com uma sensação inquietante de que nunca estamos fazendo o suficiente.


Talvez Virgem seja tão criticado quanto crítico pois não sabemos justamente lidar com as críticas. Se fere nosso ego, fere nosso poder de realização. O que devemos ter em mente é que a busca pela perfeição não deve ser um lugar no qual queremos chegar. Porque este é um lugar interno.


Que a tenhamos como um norte para direcionar onde devemos e podemos melhorar, apontando falhas não para limitar a nossa evolução, mas para torná-la real, possível. Não importa quantos ajustes nosso palco precise, ele já é o cenário perfeito para nos colocarmos no mundo.


Boa temporada de Sol em Virgem para todos nós!


 
 
 

Comentários


bottom of page